Tudo o que precisa saber sobre registro de marca

Tudo o que precisa saber sobre registro de marca

O registro de marca é um processo extremamente importante e que deve ser realizado, para que uma empresa possa proteger a sua marca evitando assim, possíveis cópias alé, de garantir os direitos de uso e lucros da marca.

Um processo de registro de marcas, pode levar até 12 meses para ser finalizado. Uma vez que se trata de algo demorado e até mesmo complicado, é necessário contar com ajuda de profissionais experientes.

Existe um procedimento altamente burocrático que deve ser realizado, para que o empreendedor consiga seu registro de marcas, junto ao INPI.

No ano de 2021 foram registradas cerca de 160mil marcas, mostrando a importância e necessidade de obter esse registro.

O que é um registro de marca?

Quando você inicia uma empresa, cria algo totalmente do zero e inovador é necessário registrar a “marca”, para se tornar o dono e garantir que ninguém mais tenha lucros, benefícios ou outros em cima de sua empresa ou invenção.

A marca pode ser um desenho, nome ou frase, de forma geral os distintivos visualmente perceptíveis, que estejam relacionados de alguma forma à uma empresa, conforme a lei nº9.279/96 em seu art. 122.

Existem diferentes benefícios de contar com um registro de marcas, desde a associação e credibilidade dos clientes à preferência de investidores. Para isso é necessário conquistar o certificado de registro do INPI.

INPI é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial, vinculado ao Ministério da Economia e responsável pelo sistema brasileiro de concessão de marcas.

Garantindo o seu registro de marca é possível garantir a propriedade intelectual e ainda, poder explorar economicamente a criação.

Saiba por que precisa registrar a sua marca

Existem empresas que não realizaram o registro de marca necessário e quando começaram a fazer sucesso, precisaram mudar o nome da empresa, identidade visual e todo o material que já haviam adquirido, por ter um nome que pertencia a outra empresa.

Para que isso não aconteça com você, o primeiro passo é realizar uma pesquisa do nome de que deseja registrar, verificando se já existe e pertence a outra pessoa.

Essa pesquisa pode ser realizada no site do INPI em seu sistema, verificando se a marca já foi registrada ou não.

Assim, você pode evitar um retrabalho e gasto de um grande investimento.

O contrário também pode acontecer de outra pessoa querer registrar a sua marca. Mas estando com o registro em mãos, outra pessoa ou empresa não terá direito algum sobre essa marca.

Dessa forma é possível garantir os direitos e principalmente os lucros de um determinado negócio em todo o território nacional.

O custo para ter uma marca registrada pode inclusive ser considerado como um investimento, se tornando um diferencial quando precisar negociar com investidores e parceiros.

 

 

Registro de marca e patente: tem diferença?

Para não restar nenhuma dúvida vamos explicar os dois conceitos que sim, tem diferença.

O registro de marca protege o nome e a identidade visual de uma empresa. A patente por sua vez protege os lucros a respeito de invenções ou criações especialmente, no caso de produtos, serviços ou outros que sejam totalmente inovadoras.

Seja produto ou serviço, uma marca pode ser utilizada para diferenciar as empresas garantido que irá o cliente irá selecionar um produto conforme a sua necessidade e de uma determinada entidade.

Existem centenas de exemplos que poderíamos apresentar aqui, para exemplificar a importância de contar com esse auxílio visual e principalmente, quando está devidamente registrado.

O registro de marca pode ser apresentado como nominativo, figurativo, mista ou ainda, tridimensional.

As patentes por sua vez, são as invenções de tecnologias podendo ser aplicadas à produtos, processos ou melhorias, atendendo aos requisitos de novidade, atividade inventiva e aplicação industrial, conforme tratado no art.8º da lei 9.276/96.

Patente é um direito concedido a um inventor ou titular pelo INPI, garantindo a utilização exclusiva de uma invenção por um período.

Esse tempo de proteção pode ser de 20 anos para patentes de invenção e 15 anos, para as patentes de modelos de utilidade.

Com o objetivo de receber a patente, a invenção tecnológica precisa atender à lei e ainda, não incidir com as hipóteses do art. 18 dessa norma.

O registro de patente poderá ser direcionado para invenção, sendo o ato decorrente de atividade criativa do homem ou modelo de utilidade, indicando o objeto de uso prático ou parte deste, sendo suscetível de aplicação industrial apresentando nova forma ou disposição.

Onde devo registrar a minha marca?

Caso deseje registrar a sua marca, é necessário que esse processo seja feito no sistema do INPI.

No entanto, se trata de um processo extremamente burocrático e ainda, demorado. Por tanto, é necessário contar com pessoas experientes nesse processo.

Para garantir todos os direitos e lucros sobre a sua empresa, é necessário realizar o registro de marca de sua empresa.

Para isso, precisa contar com auxílio de profissionais capacitados e experientes, que poderão durante todo o processo garantir, que a sua empresa conquiste o registro.

Se esse é o seu desejo saiba que a Move On possui um time de especialistas em propriedade industrial, oferecendo relatórios mensais com o objetivo de manter o cliente atualizado sobre o processo, uma vez que como vimos pode levar até 12 meses.

Contratar uma empresa com experiência nesse ramo é contar com a certeza, de que pessoas responsáveis estarão sempre a par do andamento de seu processo.

Para saber mais sobre o registro de marcas, pode entrar em contato com nossa empresa. Nossa equipe espera prontamente, para poder lhe atender.